Animais do mundo


Pelicano Cinzento Africano

Nome Científico:Pelecanus rufescens

Alimentação: Basicamente peixe ( 900-1200g ) por dia.

Habitat: Muito variável. Prefere lagos de água dôce, barragens, rios e pequenas lagôas sazonais. Por vezes perto da costa, especialmente em baías e também em lagos de água salobra.

Distribuição Geográfica: África tropical e subtropical desde o Senegal e Etiópia até Natal. De Madagascar à Arábia.

Reprodução: Os Pelicanos Africanos fazem o ninho em árvores, perto de uma frente de água, mas também em ilhas arenosas, matas e até perto da civilização. Reproduzem-se durante todo o ano em colónias de 20 a 500 casais. O ninho é construído com pequenos paus, sendo uma estrutura simples. A postura é de 2 ovos e o período de incubação de 30 dias. A maturidade sexual é atingida aos 3-4 anos de idade.

Comportamento: A fêmea de Pelicano cinzento africano é relativamente mais pequena que o macho.
Os pares são monógamos apenas em cada estação, sendo independentes fora da época reprodutiva.

Geral: Os Pelicanos existem à 40 milhões de anos, segundo registos de fosseis. Os Pelicanos existem em todos os continentes excepto na Antártida. Uma forma que esta espécie de Pelicanos tem de limpar a bolsa do bico, é empurrá-la contra o peito, ficando o interior completamente exposto. Os Pelicanos têm um lugar importante na imaginação das pessoas devido à forma do seu bico com a bolsa. Na Europa medieval o Pelicano era tido como uma ave capaz de tudo pelas suas crias, ao ponto de dar o seu próprio sangue na falta de outro alimento. Como resultado, o Pelicano tornou-se símbolo do sacrifício. As árvores onde os Pelicanos se reproduzem, por vezes morrem devido ao uso consequente de nidificação por estes.

Longevidade: Cerca de 12 anos

Dimensões:125-132cm Bico- 30-38cm

 

 Agora assista a uma filme, que tem de nome " Não tenho medo de ti"


Girafa

Nome científico: Giraffa camelopardalis

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Superfamília: Giraffoidea
Família: Giraffidae
Género: Giraffa
Espécie: G. camelopardalis

Distribuição:
As girafas podem ser encontradas em todo o território do Centro e do Sul do continente africano.

Gosta de viver nas estepes e savanas, em amplos espaços, onde pode usar a sua maior arma, a velocidade. Para se defender só pode dar coices que, apesar de serem mortais se acertarem em alguém ou algum animal, são difíceis de aplicar quando corre em debandada.

O facto de ter de se agachar para conseguir beber água, faz com que a girafa seja extremamente vulnerável nessa altura e então os seus predadores, os leões, não perdem a oportunidade. Por esse motivo, as girafas vivem em grupos familiares que podem ter até 10 elementos e, destes, um dos adultos está sempre alerta enquanto os outros descansam, bebem água ou se alimentam, e estes animais têm um olfacto e visão dignos do seu tamanho!

Alimentação:

Os longos pescoços e patas da girafas permitem que estes herbívoros comam só as folhas das copas das árvores, que são inacessíveis para outros animais, podendo aí escolher as folhas mais verdes e tenras, as suas folhas preferidas são as de acácia.

Nas girafas, o macho é significativamente maior e mais robusto que as fêmeas, sendo por isso relativamente fácil distingui-los.

Gestação:
O tempo de gestação das girafas anda entre os 420 e os 465 dias, sendo que que a média ronda os 450 dias, nascendo posteriormente uma única cria, que é amamentada pela mãe. Ao resto do grupo cabe o papel de proteger a cria dos predadores, e as pequenas girafas têm alguns, entre eles o leão, a chita, a hiena e os cães selvagens africanos.

Tamanho e peso:
Uma girafa adulta pode medir 4,00 m de comprimento, 6,00 metro de altura e pesar cerca de 1200 kg.

Esperança de vida:
As girafas a viver em liberdade, no seu meio natural, podem viver entre 10 e 15 anos, já em cativeiro a sua esperança de vida aumenta significativamente, para os 20 ou mesmo 25 anos.