New!Dicas e truques

No Dicas e truques iremos te ajudar a cuidar do teu animal!


Tarântula

Hoje em dia é cada vez mais comum encontrar tarântulas como animais de estimação, adquirindo-as em lojas de animas ou até mesmo pela Internet. Se nunca tratou de nenhuma anteriormente ou não possui experiência com estas, antes de adquirir uma tarântula deve ter em conta vários factores, tais como:

- Qual a espécie da tarântula?

É muito importante saber qual a espécie da tarântula que vamos comprar, uma vês que existem cerca de 850 espécies (terrestres e arborícolas), para poder pesquisar mais sobre esta, antes de a adquirir, para assim poder proporcionar-lhe todas as condições necessárias.

-Onde a colocar?

    As tarântulas, no geral não necessitam de grandes espaço para viver. Podemos utilizar desde pequenos terrários de plástico (faunariuns) a terrários de vidro. Estes últimos na minha opinião são os melhores uma vês que são fáceis de limpar, o vidro não acaba por ficar amarelo com o passar do tempo, não se risca, e é muito mais pesado que os de plástico dando assim mais estabilidade e segurança, o inconveniente é que estes são mais dispendiosos que os de plástico. O terrário deve-se localizar num local onde a luz do sol não incida directamente, pois pode interferir na saúde do nosso animal, já que estes são nocturnos. Os terrários também variam consoante a espécie. Se, se tratar de uma espécie arborícola o terrário deve ser alto (35*30*60 cm), com ramos para a tarântula poder subir e fazer a sua teia, enquanto que se for terrestre o terrário deve ser espaçoso, ou seja baixo (45*40*30 cm), para evitar que as tarântulas subam e haja uma eventual queda, podendo causar lesões no animal.

-Que substrato usar?

    O importante, é que a tarântula tenha um bom solo, ou seja um bom substrato. Existem vários tipos de substrato a venda, tais como:     vermiculite, turfa, perlite, fibra de coco, cascas de madeira, entre outros. Qualquer um destes é bastante bom pois conservam bem a     humidade. Para as tarântula arborícolas não é necessário colocar muito substrato, já que estas geralmente se encontram nas partes mais     altas do terrário, onde costumam fazer os seus ninhos. Contudo, nas espécies terrestre existe a necessidade de colocar uma grande     quantidade de substrato (de 2 a 15cm), dependendo se a espécie é apenas terrestre ou se também gosta de cavar as suas próprias     tocas.

-Precisam de luz?

    As tarântulas devem ser colocadas num local onde apanhem a luz do dia mas nunca directamente. Não necessitam de qualquer tipo de luz     artificial (lâmpadas) uma vês que estas são animais completamente nocturnos.

-Qual a temperatura adequada?

As tarântulas são animais de sangue frio, assim sendo devemos proporcionar-lhes uma temperatura óptima. Dependendo das espécies, as temperaturas nocturnas podem oscilar entre os 18 e os 24 ºC, enquanto que as diurnas podem encontrar-se entre os 24 e os 33 ºC. Como regra geral, podemos dizer que a temperatura nocturna deve-se manter entre os 20 e os 22 ºC e a diurna entre os 24 e os 27 ºC. Existem vários sistemas de aquecimento, como os fios de aquecimento, mantas de aquecimento, lâmpadas de aquecimento, pedras de aquecimento, etc.

-Qual a humidade adequada?

As tarântulas provêem de países de onde a humidade relativa durante a noite é bastante elevada, assim existe a necessidade de lhe proporcionar um ambiente o mais semelhante possível ao de origem. Para tal, basta colocar um bebedouro com água e com um pulverizador borrifar de forma periódica o substrato do terrário. A humidade necessária varia de espécie para espécie. Adquirir um higrómetro poderá ser uma preciosa ajuda, podendo encontra-los numa loja de animais.

-O que comem?

As tarântulas são predadores e como tal apenas comem alimento vivo. A sua dieta deve ser variada, alternando entre grilos, baratas, tenebrio, gafanhotos, etc. As tarântulas aguentam algum tempo sem comer mas não sem beber, sendo sempre necessário um recipiente com água limpa e fresca.