Iguana-Verde

                                                                                    Nome científico: Iguana iguana

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem:
Squamata
Família: Iguanidae
Género: Iguana
Espécie: I. iguana

Outros nomes: Iguana-comum

Origem:
A Iguana-verde vive num território que ocupa parte da América Central e da América do Sul.

Em cativeiro:
Quando olhamos uma pequena Iguana na montra de uma loja de animais, a primeira impressão que fica é que estamos perante um animal feroz, frio - um dinossáurio em miniatura.
No entanto, este animal de c
ompanhia é um amigo que necessita de muita atenção e é extremamente frágil, fora do seu habitat natural.

Muito higiénicos:
Curiosamente, estes dóceis animais são o que de mais higiénico podemos encontrar nos animais de companhia.


Não têm cheiros característicos, não fazem barulho e não tentam a todo o custo abandonar o seu local privado, as suas saídas são

 

apenas aquelas que o dono entende que deve ter, e nem por isso se sente abandonado e desfaz metade da casa.

Terrário
Um animal destes, se chegar a adulto, vai atingir cerca de 2,0 m, pelo que, quando fizer a sua aquisição, deve ter isso presente, já que

 

vai necessitar de um grande terrário, com aquecimento e iluminação, que são factores de extrema importância, necessários desde o primeiro instante.

Alimentação
A alimentação deve ser feita com base em ve
getais e frutas cortadas aos pedaços, todos os que servem para a alimentação humana, desde que sejam muito bem lavados em água corrente.
É indispensável um complemento de cálcio, que poderá encontrar em qualquer casa que venda alimentação para animais.

 


Longevidade
Uma iguana em cativeiro pode viver cerca de 15 anos


 


Anaconda

Nome científico: Eunectes murinus

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Serpentes
Família: Boidae
Género: Eunectes

Distribuição
Também conhecida por Sucuri, entre outros nomes locais, esta grande serpente habita um pouco por toda a América do Sul, desde a floresta amazónica até à Argentina.

Gigante
Conhecida como sendo uma das maiores serpentes do mundo, juntamente com a Piton da Ásia, esta espécie ganhou a fama de ser uma comedora de homens. No entanto, até agora, nunca ninguém viu uma anaconda a devorar um ser humano, e tal como noutros casos, não passam de lendas, que vão passando de boca em boca, e de montagens fotográficas duvidosas. A anaconda é inclusive muito fugidia em relação aos humanos, evitando-os a todo o custo.
Apesar de tudo, temos de considerar essa possibilidade, já que o grande tamanho das fêmeas permitiria que o fizessem com muita facilidade.


Constritora
A anaconda não é uma serpente venenosa, mata por constrição. Depois de apanhar a presa pela zona do pescoço, a anaconda envolve-se em torno do seu corpo e começa a apertar. Sempre que a vítima expira, a anaconda aperta mais, até que a presa deixa em definitivo de respirar e morre.

Alimentação
Da ementa favorita das anacondas fazem parte peixes, aves, capivaras e outros pequenos mamíferos existentes nesta zona. Por vezes, é referido que comem pequenos bezerros e felinos de alguma dimensão, no entanto, curioso é o facto de comerem jacarés, já que aparentemente não se enquadram na sua maneira de caçar.
As anacondas fazem emboscadas nas margens de lagos, rios e pântanos. Quando a sede aperta e os outros animais vão beber água, a anaconda ataca.


Tamanho
Os machos são de pequena dimensão, cerca de 4,5 m quando adultos, já as fêmeas podem atingir os 9 m.

Reprodução
Esta espécie é vivípara, ou seja as crias desenvolvem-se dentro da mãe, saindo quando já estão perfeitamente desenvolvidas e capazes de sobreviver sozinhas. O tempo de gestação é de cerca de 240 dias, nascendo depois até 30 pequenas serpentes.
Nesta espécie, a taxa de mortalidade é muito elevada, podendo haver ninhadas em que nenhum animal sobrevive até à idade adulta, já que nos territórios por elas habitado existem demasiados predadores atentos, que vão das aves até outros répteis, passando pelos hu
manos.


Longevidade
Uma anaconda pode viver cerca de 30 anos.


Monstro de Gila


Nome científico: Heloderma suspectum

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Sauria
Família: Helodermatidae
Género: Heloderma
Espécie: H. suspectum

Distribuição
Esta espécie de lagarto venenoso pode ser encontrada no Norte do México e no Sul dos Estados Unidos, em zonas quentes, áridas e desérticas. Durante os meses mais quentes do ano, adoptam hábitos nocturnos, e no Inverno hibernam..

Alimentação

A base da alimentação destes animais consiste em pequenos roedores, como ratos e coelhos. No entanto, também se alimenta de outros lagartos e, ocasionalmente, de aves.

Estado de conservação

Vulnerável e protegido por lei federal nos Estados Unidos, onde a sua caça é proibida. No mercado negro, são vendidos a preços exorbitantes.

Reprodução

As fêmeas desta espécie fazem um buraco na areia, onde depositam até 12 ovos, que eclodem cerca de 30 dias depois

Tamanho
Estes grandes e lentos animais crescem até um comprimento de cerca de 60 cm.

Longevidade
Este lagarto tem uma esperança de vida que ronda os 20 anos.